Acupuntura e Auriculoterapia

Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em estimular pontos determinados do corpo. O conjunto desses pontos forma os meridianos. Nesses meridianos circulam as energias que dão vida ao organismo, estimulando e equilibrando suas funções, melhorando assim, o indivíduo como um todo.

Sendo uma técnica preventiva e curativa, beneficia as pessoas que sofrem de problemas emocionais, insônia, enxaqueca, impotência, alterações hormonais, problemas imunológicos, reumáticos, respiratórios, dermatológicos e também as agulhas estão sendo usadas para tratar acne, rugas, manchas e problemas mais complexos como celulite, estrias e flacidez.

Auriculoterapia estimula pontos situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio. Todos os órgãos e vísceras têm seu lugar próprio no pavilhão auricular.

Bandagem Funcional

Disfunções da ATM

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual trata-se de uma técnica de massagem composta por manobras suaves, lentas e rítmicas feita com as mãos, que devem obedecer o trajeto do sistema linfático superficial favorecendo o sistema linfático a trabalhar em ritmo otimizado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, eliminando o excesso de líquido e toxinas.

Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.

Dry Needling / Agulhamento seco

O agulhamento seco, também é conhecido como Dry Needling, é caracterizado como um tratamento para desativação de pontos-gatilho. Esses pontos gatilhos geralmente aparecem em musculaturas com sobrecarga devido à má postura, overuse, atividades repetitivas e/ou por tempo prolongado, gerando uma banda de tensão e consequentes pontos gatilhos apresentando assim dor.

O tratamento consiste na aplicação de agulhas de acupuntura que são inseridas na pele e músculo para desativar pontos-gatilho ou pontos dolorosos. O objetivo é promover relaxamento muscular e alivio das dores. O agulhamento seco pode ser confundido com a acupuntura tradicional chinesa, porém é uma técnica ocidental baseada em princípios neurofisiológicos distintos.

Fisioterapia Neurológica

Fisioterapia ortopédica/desportiva

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é uma especialidade que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema cardiorespiratório como a asma, a bronquite, insuficiência respiratória e a tuberculose por exemplo. Ela deve ser realizada pelo fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho. Os exercícios respiratórios são fundamentais para melhorar a respiração, mobilizar a secreção e fortalecer os músculos ventilatórios.

Alguns exemplos de atuação fisioterapia cardiorrespiratória:

Fisioterapia respiratória ambulatorial:

A fisioterapia respiratória ambulatorial é praticada nas clínicas, tendo o objetivo de tratar e proporcionar alívio de doenças crônicas e ou melhorar o condicionamento físico.

Fisioterapia respiratória domiciliar:

A fisioterapia respiratória domiciliar é indicada principalmente para pessoas após alta hospitalar que encontram-se em fase de recuperação de doenças  respiratórios ou cardíacas.

Liberação Miofascial

É uma técnica similar às demais técnicas de terapia manual, possuindo característica passiva, utilizando as mãos, cotovelos, dedo ou instrumentos específicos.

Essa liberação é uma técnica que atua com mobilizações manuais da fáscia, que são executadas para aumentar a amplitude de movimento, aliviar a dor e restaurar a quantidade e a qualidade normal dos movimentos.

Fisioterapia Pós Covid

A importância da reabilitação pós Covid-19 é extremamente fundamental a fim de minimizar os impactos funcionais decorrentes da doença, sintomas podem persistir como: tosse, falta de ar, fraqueza, cansaço ou fadiga.

A fisioterapia pós-Covid tem como objetivo minimizar estas sequelas. Uma abordagem terapêutica que se inicia mediante uma avaliação e estabelecendo um tratamento individualizado para
aumentar a força muscular, melhorar a capacidade respiratória, proporcionando maior tolerância ao exercício e reduzindo a sensação de falta de ar e fadiga, melhorando a independência funcional e a qualidade de vida do indivíduo.

Pilates Solo e aparelhos

O método baseia-se em movimentos precisos e inteligentes que ajudam o corpo a manter-se saudável e em boa postura. As aulas são individualizadas e personalizadas de acordo as necessidades preventivas ou terapêuticas. Os exercícios Pilates auxiliam na percepção, respiração, e no fortalecimento da musculatura abdominal que ajudam no alinhamento da coluna ou centralização das forças, que são de vital importância no alívio e prevenção de dores nas costas e a execução precisa dos movimentos dos membros inferiores e superiores ao realizar os exercícios, onde a mensagem principal é qualidade e não quantidade.

Reeducação Postural Global – RPG

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que traz soluções para prevenir, curar e remediar os desvios posturais, as deformidades e as disfunções causadas por eles, têm o objetivo de melhorar globalmente o aparelho musculoesquelético, corrigindo o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. Tornando os movimentos corporais mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes, é indicada não somente para os que sentem dores, mas também para quem busca equilíbrio, agindo por tanto, sobre todos os sistemas do organismo humano, seja direta ou indiretamente. Uma boa postura significa que o corpo encontra-se em seu perfeito eixo de equilíbrio, quando isto não acontece os efeitos podem ser desastrosos tanto para a saúde como para a beleza.

Terapia Manual e Postural

É uma especialização dentro da fisioterapia constituída por um conjunto de métodos e atos com a finalidade terapêutica e/ou preventiva que aplicamos manualmente sobre os tecidos, obtendo de forma direta e/ou reflexa, reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas, restrição de amplitude de movimento articular (ADM), e outras disfunções do movimento.

Treinamento Funcional

O treino funcional é uma modalidade de exercícios físicos efetuados com especificidade e de forma sistemática visando aprimorar a habilidade do indivíduo de realizar atividades do dia a dia ou esportivas com eficiência e autonomia (RIBEIRO 2006)

É uma atividade que trabalha o corpo como o todo através de movimentos de várias articulações, em diferentes direções e situações que geram ou não instabilidades, imitando movimentos do cotidiano, do trabalho, ou esporte, por exemplo: como andar, correr, saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar, subir, descer, virar. Trabalhando musculatura de forma integrada e não isolada. Desenvolvendo harmonia entre os diferentes segmentos corporais. Resultando em um corpo equilibrado, forte e resistente a lesões.

Além de tudo, por se tratar de aulas onde se tem inúmeras possibilidades de exercícios se tornam motivante, dinâmica e sempre diferente. Podendo ser adequada a diferentes faixas etárias.

Força

Coordenação motora

Lateralidade

Equilíbrio

Agilidade

Consciência corporal

Ventosaterapia

A Ventosaterapia é uma antiga terapia que emprega o uso de Ventosas. São usadas ventosas/copos mediante um aparelho de vácuo com objetivo de melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação do músculo com mais facilidade.

Curiosidade

Nas Olimpíadas Rio 2016, foram observadas as manchas roxas no corpo do participante a prova de natação, Michael Phelps onde, depois de muitas especulações, o nadador revelou que as marcas fazem parte de um tratamento alternativo que ele realiza, chamado de Ventosaterapia.

 

Visite-nos

Porto Alegre